--- VAI ESCOLHER O PROFISSIONAL do BOLO e dos DOCES? ---

--- by Festa X DECOR ---



ALGUMAS DICAS!

O bolo, não importa o evento, chama tanto a atenção quanto o próprio evento. Nossas convidadas formiguinhas ficam ansiosas para degustar. Degustar, nada! Atacar. Uma comemoração sem ele não é nada, assim como a lembrancinha, todo mundo sente falta. Tem que estar lá no casamento, no batizado, nas bodas, no final do parabéns, ..., para ser cortado, para ser disputado, para vermos nossos parentes ansiosos pela primeira fatia. Para saber se o bolo está bom, basta ver se sobrou ou se os pratos retornaram cheios. Se nada disto aconteceu, o bolo do seu evento foi aprovadíssimo. SUCESSO!



Neste ponto sempre tive sorte, somente uma enganação. Meu aniversário de 15 anos, minha mãe escolheu muito bem. Depois, aniversário de 18 anos, ótimo. Depois, o primeiro casamento, desta escolha participei e junto com minha mamy acertamos. Depois veio o segundo casamento, e prova daqui, prova dali. Escolhemos uma boleira, fiz o contrato e fechamos. Não demorou muito e a boleira vacilou. Depositou o cheque antes do previsto e destratou minha mãe. Resultado para ela, teve que devolver o dinheiro e pedir desculpas; resultado para nós, voltamos a procurar. 

Consegui com a nossa madrinha de casamento uma indicação de doceira, provei os docinhos desta no chá de fraldas daquela. Maravilhosos. Fiz o contrato e fechamos, fiquei orgulhosa pela minha escolha e descoberta. No contrato, encomendei os docinhos provados no chá de fraldas e coloquei duas novidades sem prova. Pedi uma prova para doceira que morava muito longe da minha casa, o filho dela ficou no trânsito pelo menos umas duas horas para levar a amostra. Quando chegou, tinha levado uma caixa contendo??????????????? Quatro unidades, uma de cada sabor,fiquei preocupada com aquela atitude, pois, demonstrou que a doceira era pão dura e também não mandou todos os doces que havia encomendado. Resumindo, fiquei com a pulga atrás da orelha. Foi ela que me deu a referência para a boleira do casamento. Essa saiu de sua casa que era longe, foi até a minha, levou bolo pra caramba e ainda por cima maravilhoso. Fiz o contrato e fechamos.

No dia do casamento, surpresa, a boleira chegou na hora marcada, por volta das 9:30 da manhã. Eu casei de manhã. Quanto à doceira, sem comentários. Eu e Marcello entramos no salão ao 12:00, a doceira entrou pela outra porta às 11:40. Foi uma correria danada, sem comentários sua falta de profissionalismo. Resultado, encomendei um fondant de chocolat, ela substitui por nescau, encomendei um doce em forma de girassol, tinha um negócio lá que parecia tudo menos um girassol. Bom, quem saiu perdendo foi a doceira que eu continuo dando como não referência e a boleira continua sendo recomendada. Esta foi a enganação!

PRIMEIRA DICA: prove todos os docinhos, inclusive o bolo, que serão servidos no evento. Não acredite naquilo que você vê, acredite naquilo que você provou. Pena que não dá para colocar no contrato o sabor, os ingredientes, ..., rssss. 


  • Em julho/2012, fui a um aniversário infantil, os cupcakes estavam bonitinhos, eram temáticos, mas a parte de cima onde tinha a aplicação do personagem estava solta e não tinha quase nada de recheio. Depois, soube pela própria mamãe, que ela mesma não havia gostado e que tinha sido uma parenta que fez, que ela já tinha visto, MAS não havia provado. RESULTADO: lindo de ver, péssimo de comer!
  • Em setembro/2012, fui a um casamento, onde os cupcakes estavam bonitinhos, porém quando abaixei a forminha para comer, estavam queimados no fundo. 
  • Em ambos os casos, para evitar transtornos, quando contratar, ressalve isto verbalmente e se for o caso, também no contrato; pois, cabe indenização.

SEGUNDA DICA: desconfie de doceiras e boleiras que economizam nas amostras. Porque se economiza na amostra que é para te conquistar, imagina o que não fazem quando já pegarem o seu dinheiro.
Continuando, veio chegando o aniversário de 1 aninho e jamais pensei que seria tão difícil encomendar um bolo infantil, mas acredite foi. O primeiro empecilho foi encontrar uma cake designer que aceitasse mandar uma prova de bolo. Liguei para umas 8, destas, somente 3, aceitaram mandar amostra. Agora como pode, você vai encomendar um bolo caro sem ao menos ter noção do que está levando, isto não existe.

TERCEIRA DICA: desconfie de uma boleira e ou doceira que se nega a fornecer uma prova do seu trabalho. Se não quer deixar provar, é porque com certeza não é bom. Caso contrário, agiria de outra forma.

Voltando ao assunto, depois das provas, escolhi uma, entrei em contato, peguei sua tabela de preços e pedi para provar determinados doces. No dia seguinte, estava tudo lá em casa, maravilhoso, enfeitados, bonitos, grandes. O mini bolo enorme, pensei, vou encomendar. O cupcake chegou na embalagem com uma fita voal linda, pensei, vou encomendar. Não experimentei os docinhos, porque como eram os tradicionais, pensei não preciso provar! Esta foi a ilusão! A sorte dela é que caprichosa, detalhista e seu bolo é ótimo.

Conclusão: no dia da festa, fui iludida em algumas coisas, o mini bolo era bem menor que a amostra apresentada anteriormente, a fita do cupcake deixou de ser voal e virou cetim número 1, a caixinha ficou feinha, "probinha" e os docinhos tradicionais eram gourmet, esta foi a explicação para os mesmos serem duros de mais para o meu gosto. Portanto, acredite no que vê, no que ouve e no que está escrito e não no que te dizem, pois, ainda assim você vai se decepcionar. Depois, do evento, ela entrou em contato para saber como tinha sido a repercussão. Contei e também reclamei da atitude dela. Pediu desculpas e disse que errou ao não informar que seus docinhos tradicionais eram gourmet; até porque sua tabela de preços, não dizia nada.

QUARTA DICA: não se deixe levar pela aparência, deixe bem claro sobre o quê e como será enviado para seu evento e prove todos os docinhos ainda que os tradicionais, mesmo que os já conheça.
QUINTA DICA: encomende 5 docinhos por convidado e destes 5 pelo menos um tem que ser de chocolate. Esta medida sempre tem sobra por causa dos convidados masculinos que não consomem doces como nós.

SEXTA DICA: se o evento tiver bolo e docinhos, encomende bolo para apenas 1/3 dos convidados, sendo 100g por convidado. Se o evento não tiver docinho, encomende 100g  de bolo por convidado. Ou ainda que tenha docinho, encomende uma fatia por convidada, porém, esta conta mais exata, leva a um bolo pequeno, ou seja, se quiser maior tem que aumentar o número de fatias e saber que vai sobrar.

SÉTIMA DICA: Atenção, está muito na moda o BOLO FAKE, e tem uns que são verdadeiras obras de arte e realmente funcionam como um adorno. Não fique chateadas, é minha opinião. Se o bolo és comestível, não faça um bolo com um andar falso, pega mal, parece que está faltando dinheiro e você precisa fingir que tem o que não tem. É triste fazer um evento com este pensamento, ainda mais se for um casamento, começar a vida a dois assim! Sem querer ofender, é minha opinião. Outro dia li um artigo que falava que a última moda em casamentos era o bolo com andares falsos, porque não bagunçava a mesa do bolo e depois a fatia é servida em pratos decorados. Bom, o Brasil é um país livre. Sinceramente não compartilho deste pensamento. O bolo é uma sensação do casamento e não é festa de criança e nem de adolescente para a mesa ficar bagunçada. Até porque é o buffet encarregado do corte das fatias e de bandejar. Quantos aos pratos lindos decorados, podem ficar elegantemente arrumados juntos com os talheres. E bolo com andar falso é sinal de economia ou falta de dinheiro ou de falso marketing. Um bolo de casamento é uma obra de arte esculpida por um cake designer e as pessoas se reúnem em torno dele para admirar e pensar nos detalhes e em como foi feito. As únicas situações em que imagino que não ficaria de mau gosto um bolo com andar falso, seria em um casamento para poucas pessoas, o que implicaria em um bolo menor; sendo assim, para não ficar sem graça, aí sim, faz sentido a aplicação & um casamento com muito amor, porém com pouco dinheiro. E não se preocupem se sobrar bolo, ele pode ser congelado.
OITAVA DICA: encomende 3 unidades de bem casado por convidado.
Resumindo, para seu evento dar certo acredite na realidade e não em falsas promessas. E para se resguardar, faça um contrato. Nestas horas, vale o quê está escrito, pena que não dá para colocar tudo no contrato. E atenção para o horário da entrega.


NONA DICA: tenho ido a alguns eventos, onde os bombons e seus afins, praticamente não tem gosto de chocolate. Tem cor, mas não sabor. Exija o uso de chocolate e de leite, pois muitas doceiras para economizar, usam achocolatado e água para aumentar o lucro. Se for o caso, ressalve verbalmente ou no contrato.
DÉCIMA DICA: na semana da festa, entre em contato com o profissional e confirme o pedido, tipos, quantidades e detalhes do bolo.

DÉCIMA PRIMEIRA DICA: cupcake podem ser encontrados com cobertura, modelado, modelado 3D e com cobertura e topper, quando for contratar deixe bem claro o tamanho que quer, isto é se é o tamanho normal ou o mini; se a modelagem é chapada ou em 3D; pois você tem que cruzar as informações, isto é, imagem e preço. 

Adoro cupcake e a cada momento, surgem lindas personalizações, a dica é focar no seu objetivo no momento de escolher o modelo desejado, tem modelos lindos de se ver e tem modelos maravilhosos de se comer. Aqueles lindos de se ver, nem sempre são bons de se comer. Os cupcakes com aplicações e modelagens em cima, geralmente no momento da degustação, a parte da modelagem é descartada. Já os modelos com a parte cremosa em cima, são lindos de se ver e de se comer, nada é descartado. Fica a dica.
  • Uma febre internacional são o cupcake grande ou o cupcake em forma de bolo, vale à pena conferir.
DÉCIMA SEGUNDA DICA: atualmente, estão conquistando o Brasil o naked cake ou bolo nu ou desconstruído e o ombre cake. O bolo modelado com pasta americana não perdeu espaço, mas é sempre bom variar conforme a proposta do evento.
Formiguinhas, excelente festa e maravilhosos docinhos e bolo!


beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!

Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:

e-mail para festaxdecor@gmail.com.


POPULAR POST!