--- BOLO NAKED OU MODELADO ---

 Da série EU QUERO SABER! Recentemente, fiz uma pesquisa. Sobre critérios de preferência na escolha do bolo para a festa. Segundo o resultado, preferem escolher o bolo (naked cake ou bolo modelado) de acordo com o tipo de evento e tema; e em segundo lugar, preferem o naked cake porque é mais saudável.
Já fiz festa com os dois tipos de bolo. Gosto de ambos, mas prefiro o naked cake.
O naked cake é mais seco, tem mais frutas e é mais saudável; tem que ser mais seco, porque como não tem uma cobertura rígida ao redor, não pode ficar muito úmido e mole, caso contrário, desaba. É todo comestível quando feito com frutas (salvo as flores comestíveis), sem desperdício. A beleza é a decoração feita com frutas e/ou flores (comestíveis e higienizadas). Em relação a decorar bolo com flores, particularmente não gosto, por causa dos insetos, salvo as comestíveis. Para personalizar o bolo com tema, a cor da massa pode ser alterada. Geralmente, o açúcar de confeiteiro e jogado sobre o bolo.
Obs. no modelo imaginado, eram estrelas e não flores.
O bolo modelado de pasta americana ou fondant, por ter uma cobertura rígida, é muito mais molhado e tem mais recheio. Neste tipo de bolo, a beleza é a modelagem feita com a pasta ou fondant. A cobertura não é comestível e por isto, descartável.
O bolo com cobertura de creme à base de manteiga, o modelo da foto é muito comum no exterior, nas padarias do Brasil, o bolo é diferente, a cobertura não é rígida, portanto não pode ficar muito molhado. Nada contra, mas não considero saudável, em virtude da quantidade de manteiga empregada na cobertura. A cobertura nem sempre é descartada.
O bolo com cobertura de glacê real, também famoso, a cobertura é cremosa então não pode ficar muito úmido, tem bastante açúcar na cobertura. Assim como no bolo com cobertura à base de manteiga, a cobertura nem sempre é descartada.
O bolo com cobertura de glacê mármore, a cobertura é feita à base de gordura hidrogenada e de açúcar, a cobertura é firme e fácil de manusear, permitindo um bolo úmido e com bastante recheio; já provei bolo com esta cobertura e não gostei, o bolo inteiro tinha cheiro de gordura hidrogenada. A cobertura geralmente é descartada.
Nada contra cada tipo de cobertura, até porque gosto não se discute, o quê é bom para uma pessoa, pode não ser bom para outra. O preço de cada bolo vai depender do tipo de personalização, dos ingredientes e de quem faz, é... o autor da obra. Bolo também tem grife.

Enfim, espero que goste da postagem. Siga o blog e fique por dentro das novidades. Caso queira fazer uma festa e mora no Rio de Janeiro, mas não quer se preocupar com nada, contrate a Festa X DECOR, planejamos seu evento nos mínimos detalhes.
beijos.
Roberta Dias

Comentários

POPULAR POST!