--- FESTA & CRIANÇAS PEQUENAS, VALE À PENA? ---

--- by Festa X DECOR ---


Fazer ou não fazer festas para as crianças pequenas, vale à pena? É um dilema fácil! Sim, fazer festa, sim. Ver seu filho, sua filha com um sorriso sem fim, dando muitas gargalhadas, divertindo-se, vale muito à pena, independente da idade. Agora, qual a dimensão da festa e quem será convidado, já são outras questões. 
A festa é onde tem alegria, a festa está em qualquer lugar. 
Basta sorrir, gargalhar e comemorar.
Cada mamãe tem seu conceito e filosofia de vida e assim segue na curtição de cada momento de sua criança. Para umas, tudo é motivo para comemorar; para outras, os momentos mais importantes devem ser comemorados e para as práticas e ou mais discretas e ou comedidas, somente o aniversário. Todas as conquistas dos pequenos podem e devem ser comemoradas; cada tipo de conquista e sua dimensão merece uma comemoração proporcional.

Seguindo o calendário das crianças "ditas" pequenas:
- aniversário mensal do bebê: tem mãe que literalmente faz uma festa, com bolo, doces, bebidas e a família; outras registram o momento da criança com foto e ou filmagem ainda que caseira ou diário; outras dão um presente com forma de marcar e de simbolismo pelo aniversário. Eu sempre comemorei com muito abraço, beijo, foto e ou filmagem (vídeo caseiro) e, em algumas vezes, com presente; este sempre era funcional ou adaptado para as novas necessidades psicomotoras ou alguma item de vestuário que estivesse precisando.
- smash the cake ou smash the fruit: um ensaio fotográfico que na maioria das vezes antecede o aniversário de 1 ano; ensaio que permite o contato da criança pequena com o bolo (feito com ingredientes especiais) de forma espontânea, com direito a tapas, empurrões e muita doçura espalhada; o bolo pode ser substituído por frutas (smash the fruit); algumas mães fazem este ensaio para comemorar o aniversário de 1 ano, é diferente e rende lindas fotos; as fotos também podem ser utilizadas em personalizações para o aniversário de 1 ano.
- aniversário de 1 ano: começa aqui, para algumas mamães o dilema e com o seguinte pensamento, "meu filho é pequeno, não vai aproveitar, a festa é para os outros"; antes de mais nada, a festa não é para os outros, é para você, seu marido e sua criança, os outros participarão deste momento, caso permitam; para aquelas que querem realmente fazer uma festa com tudo que tem direito, essa será aproveitada por todos, quanto à criança receberá muito carinho, amor, beijos e presentes; muitas crianças estranham a quantidade de pessoas e o excesso de atenção; muitas vezes, choram e querem ficar no melhor lugar do mundo: O COLO DA MAMÃE! O fato é que, caso decida fazer realmente uma festa, considere o fato de entreter os adultos com músicas para eles, pois os mesmos estarão presentes em grande quantidade; considere também a possibilidade de passar a festa com o seu presente no colo ou com ele dormindo lindamente no carrinho; sem contar a bolsa com tudo que necessita, inclusive roupa linda como plano B. Se lá na frente isto vai fazer a diferença? Sim, vai fazer. A criança vai gostar de saber que teve uma comemoração de aniversário, de ver as fotos, de ver a história que não se lembra ser contada; atenção, digo comemoração, ou seja, pode ser algo do mais simples ao mais luxuoso, a questão é que seu primeiro ano de vida foi comemorado, independentemente da dimensão do evento. Acho muito divertido os parentes e amigos verem de perto como o bebezinho mudou, o cabelo, a cor dos olhos, o sorriso; enfim, momento de muita bajulação, de muito chamego e de muito elogio. Fiz uma festa para minha filha e até hoje, anos depois, ela sente muito alegria em ver as fotos e se diverte quando narro os "causos" que aconteceram e como teve...
- aniversário de 2 anos: segundo ano de dilema, quem não comemorou com festa o primeiro aniversário, questiona se essa é a idade ideal para comemorar com festa e a criança aproveitar. Com certeza, ela vai participar mais do que o aniversário de 1 ano, já está andando com mais liberdade e desembaraço, e se estiver na creche, já tem os amigos da turma para participarem juntamente com ela. A proporção do evento, irá depender de cada família, anseios e necessidades. O aniversário de 2 anos da minha filha quis comemorar em um restaurante apenas com os familiares mais próximos, no dia achei muito estranho e até hoje acho, inclusive, se pudesse, voltaria no tempo e faria uma festa; mas o tempo não para e nem volta.
- aniversário de 3 anos: terceiro ano de dilema, quem não fez no primeiro ano e nem no segundo, surge uma oportunidade muito importante de registrar momentos de interação e de muita alegria espontânea dos pequenos. À medida que o tempo passa, a criança vai ficando maiorzinha e assim como tudo na vida, vai mudando pensamentos e formas de agir. Momentos que não foram registrados nos outros anos, agora ganham novos contornos que valem à pena serem registrados com muitas fotos. O correr e as risadas são uma constante, já está mais sociável, amigos na escola, amigos no condomínio. Ou seja, convidado miniatura não faltará, energia para gastar não faltará e agora mais do que nunca, sua memória está gravando tudo o quê acontece. O aniversário de 3 anos fiz numa casa de festas e foi maravilhoso; até hoje, quando ela passa em frente a casa de festa, repete que foi a festa dela e o tema e que se divertiu muito; quando vê as fotos também volta no tempo e comenta e conversa e dá muita risada e ainda me agradece pela festa. Os aniversários de 4 e de 5 anos seguem esse questionamento.

Em termos de convidados, quem deve participar deste momento tão especial? Novamente, depende de cada família, não tem fórmula, tem satisfação e alegria somente. A família pode comemorar:
- somente com os membros da família mais próximos, isto é, os familiares mais presentes, como padrinhos, avós e primos.

- com toda a família, isto é, convida as tias todas, os primos de todos os graus e cachorro, o gato e... Alegria!
- com a família próxima e os amiguinhos da escola; aqui, vale uma ressalva, quando se fala em amigos da escola, estou falando em um núcleo familiar, os pais e os irmãos dos coleguinhas da escola e se duvidar, a babá. Ou seja, terão convidados que estão apenas acompanhando os menores e num primeiro momento, estranhos. Aproveite o momento para conhecer, e saber mais sobre a turminha, é um momento de interação fora da escola. Neste tipo de interação, muitas coisas podem acontecer; quando fiz a festa de 3 anos da minha filha, tive alguns dissabores, pais de um coleguinha levaram a sogra, para quê?; uma outra convidada ligou perguntando se poderia levar a empregada com o filho, pois o marido estava viajando e não queria se sentir sozinha com a filha; delicadamente, respondi que não dava e arrumei uma inimizade; minha diarista não foi convidada, dois meses depois, foi embora e nunca mais voltou, disse para terceiros que ficou magoada porque não a convidei. Pergunta-se a quem foi sem ser convidado e a quem gostaria de ir e ou ainda levar acompanhante desnecessariamente? Quem vai pagar a conta de um convidado que em nada tem haver com o evento? Sinceramente... muito deselegante.
- toda a família, os amiguinhos da escola e do condomínio; é festa mesmo e grande, com muita alegria e diversão e tudo vai acontecer de bom e as surpresas... Se você quer e pode, sua criança vai adorar. Divirta-se!

Onde comemorar tanta alegria e emoção? Vai depender de cada família, do famoso querer e poder, mas ainda assim, o importante é comemorar mais um ano que se completa e todas as conquistas ali adquiridas.


- festa em casa, pode ser intimista e charmosa, apenas os mais próximos; pode ser enorme e com muito barulho. 


- festa no salão de festas do condomínio, já deixou de ser intimista, os vizinhos estão vendo, e seria de bom tom convidar os amiguinhos do condomínio pelo menos. Aqui, a mamãe pode organizar a festa do seu jeito e dar um toque especial.
- festa no restaurante, quer comemorar para não passar em branco e conta com as facilidades de não se preocupar com vários detalhes que cansam, como comida, bebida e por aí vai; mas prepare-se é uma comemoração delicada, pois tem que se esclarecer quem paga o quê e o quê pode ser consumido. Lembre-se, no final de tudo, chega a conta.
- festa em casa de festas, está tudo pronto, tudo escolhido, entre e se divirta, mas não se esqueça, as surpresas do dia como a quantidade do consumo de bebida alcoólica, convidados extras acima do contratado e uma queda de energia; tudo devidamente esclarecido num contrato e organizado, pois no final da festa, vai chegar a conta. Evite surpresas. 
- festa ao ar livre, uma opção alternativa para quem curte a natureza e não segue scripts, tudo vai rolar e em harmonia com o verde; para dar certo, necessita certos cuidados com a comida, a bebida, os banheiros, o sol, a refrigeração e insetos. Dá para fazer, de todos os tamanhos, mas para o conforto de todos, pelo menos um pouco de planejamento.
- festa na escola (creche), uma festa pequena em todos os sentidos, tem limitações de pessoas da família, de comida, do horário e algumas escolas determinam que só podem ser certos fornecedores. Se for festa no berçário, fica ainda mais delicado e limitado, mais restrições de alimentos, e na maioria das vezes, não serão os pequenos a comerem. Tem família que gosta e prefere a festa na escola. Eu não gosto e nem tenho nada contra quem gosta.
Considero um momento de muita harmonia e de muito amor comemorar o aniversário de um filho e não importa a idade, para mim, desde que condições financeiras permitam, vale à pena comemorar com o mínimo, isto é, bolo, doces, comida saborosa, bebidas agradáveis, boa música, pessoas especiais e lembrancinhas que marquem aquele momento, fotografias; claro que tudo isto pode ser incrementado e muito com vários itens roupas temáticas ou especiais, balões, buffet, decoração, animação, brinquedos, filmagem, doces especiais e tudo que sua imaginação permitir, a sua criança desejar e o dinheiro deixar; mas caso o orçamento esteja apertado e ou haja falta de tempo, um lindo almoço e um belo bolo de sobremesa com velinhas e balões, já dão uma bela comemoração e não esquece de fotografar, faz com o celular mesmo.

Enfim, por isto, digo que não há dilema, comemore cada aniversário da sua criança do seu jeito, registre estes momentos com fotos e ou filmagens, ainda que caseiras; é muito divertido ver e rever; lembranças eternizadas. E viva e reviva na sua memória a lembrança de terminar aquele dia cansada, MAS com sua criança suada, descabelada, suja e literalmente extasiada de tanto amor e diversão. VALE À PENA FAZER FESTA PARA CRIANÇA PEQUENA!


Fica a dica.



beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!
Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:
e-mail para festaxdecor@gmail.com.







Comentários

POPULAR POST!