--- o Dia da semana & a Hora da festa ---

--- by Festa X DECOR --- 



É festa infantil, festa comum ou casamento? Faz diferença? Sim, faz muita diferença. O público alvo de cada evento é completamente diferente e cada um tem a sua peculiaridade e singularidades. Mas em algum momento da escolha da data do evento e da hora, estes eventos apresentam pontos em comum. Escolher o dia da semana e a hora para fazer a festa... É um dilema! Tem gente que se importa, tem gente que não. 

Pois, não importa o tipo de festa, pelo menos para mim, sempre me preocupo se os convidados virão, caso contrário, de que adianta festa com poucas pessoas. O trabalho, tempo e dinheiro gastos para comemorar, merecem um retorno, serem vistos e compartilhados como quem gostamos. Isto já foi até assunto em novela das oito PASSIONE, a célebre cena da emergente que prepara uma linda e cara festa e convida pessoas famosas, no final não aparece ninguém, é muito triste! Também, já ouvi de uma amiga que contou que uma conhecida fez uma festa em casa para os amigos da escola do filho, só que no meio do feriado, resultado, apareceu somente um colega e o aniversariante chorou e ficou muito triste.
Mas se você se importa, como eu, vale à pena conferir as dicas abaixo. 

- É festa infantil, isto é, batizado, comunhão, aniversário -

É um dilema, pois depende de onde será a festa (salão de festas, residência ou casa de festas), se tem feriado e muitas outras variáveis. Cada família tem seu custo x benefício, porém, a escolha do dia da semana deve se basear na presença do maior número de pessoas; já, a hora do evento deve ser escolhida em relação ao dia seguinte ser útil ou não. Outros fatores influenciam, mas estes são os fatores determinantes. 

Outros fatores que devem ser levados em consideração, apesar dos fatores determinantes:
  • A festa de segunda a quinta-feira: em casa de festa é mais barata, pois a presença de convidados é bem menor, já que no dia seguinte tem trabalho e escola.
  • A festa é sexta ou sábado: são os melhores dias para festa, pois no dia seguinte, ninguém trabalha e nem estuda; ou seja, grande presença de convidados; daí serem os dias mais caros em casa de festas, serem os dias mais concorridos na locação de salão de festas.
  • A festa é domingo: é um dia com queda de convidados, pois no dia seguinte, tem trabalho e tem escola; mas se for na hora do almoço, há aumento no número de convidados; também é um dia concorrido em casa de festas.
  • A festa é de manhã: cardápio de frutas e outras delícias típicas de um café da manhã ou brunch, muito legal para picnic; pode acontecer de ter uma queda no número de convidados, pois se for um sábado, muitos convidados podem deixar de ir porque resolveram dormir até mais tarde ou chegarão no final da festa.
  • A festa é no horário do almoço: então terá almoço?, substituirá por algum outro prato. Em casa de festa, na maioria, é mais barato que o horário da noite.
  • A festa é a tarde: então não tem almoço e nem jantar, pode ser oferecido um cocktail e ou uma variedade de lanches, doces e outros.
  • A festa é à noite: se o dia seguinte for útil (trabalho e escola), haverá queda no número de convidados; se for fim de semana, isto é, sexta ou sábado, perfeito; então vai ter jantar?, vai substituir por cocktail, porções individuais.

- É festa de gente grande, isto é, aniversariante acima de 15 anos, casamento, bodas, dentre outras lindas festas que podem surgir. Dentre estas, vou me ater ao CASAMENTO, pois, A DATA É ESCOLHIDA NA MAIORIA DAS VEZES COM 1 ANO DE ANTECEDÊNCIA -

É um dilema, pois depende de onde serão a cerimônia e a festa (igreja, salão de festas, residência ou casa de festas), se tem feriado e muitas outras variáveis. Cada casal e suas famílias tem suas necessidades e limitações, porém, a escolha do dia da semana deve se basear na presença do maior número de pessoas; já, a hora do evento (cerimônia e festa) deve ser escolhida em relação ao dia seguinte ser útil ou não. Outros fatores influenciam, mas estes são os fatores determinantes.

Outros fatores que devem ser levados em consideração, apesar dos fatores determinantes:
  • A festa de segunda a quinta-feira: não é recomendado, pois a maior parte dos convidados são maiores de idades e geralmente trabalham no dia seguinte; duas coisas podem ocorrer, os convidados vão embora mais cedo ou poucos irão.
  • A festa é sexta ou sábado: são os melhores dias para festa, pois no dia seguinte, ninguém trabalha e nem estuda; ou seja, grande presença de convidados; daí serem os dias mais caros e mais concorridos, até mesmo nas igrejas e em outros locais destinados a cerimônia.
  • A festa é domingo: é um dia com queda de convidados, pois no dia seguinte, tem trabalho e tem escola; recomenda-se a hora do almoço, há aumento no número de convidados; mas não se compara a uma sexta ou sábado.
  • A festa é no horário do almoço: então terá almoço?, substituirá por algum outro prato; apesar de não ser muito querido dos noivos, este horário permite um grande número de convidados e que os mesmos se divirtam por muito tempo, pois há uma queda na preocupação com segurança e ao chegar em casa, ainda tem tempo de descansar.
  • A festa é à noite: não importa o dia da semana, como há um grande consumo de bebidas alcoólicas, a lei seca é um cuidado a ser tomado pelos convidados na volta para casa; outro ponto importante é a questão da segurança, da violência.

--- Fatores a considerar em todos os eventos ---
  • A festa é no meio de um feriadão: vai haver queda no número de convidados, a maior parte das pessoas viaja para aproveitar o feriado. É arriscado. Em casas de festas, geralmente são dias de pouca procura, daí muitas darem descontos.
  • A festa é antes de um feriado: ocorre a mesma situação acima.
  • A festa é domingo e dia seguinte, tem escola para as crianças. Os pais acabam saindo mais cedo da festa ou até nem vão, pois o dia seguinte é cheio de horários e obrigações. Recomenda-se que o evento seja feito no horário da manhã ou do almoço. Até o horário da tarde, também é complicado.
  • A festa é domingo e dia seguinte, os adultos tem que trabalhar. Os convidados acabam saindo mais cedo da festa ou até nem vão, pois o dia seguinte é cheio de horários e obrigações. Recomenda-se que o evento seja feito no horário da manhã ou do almoço. Até o horário da tarde, também é complicado.
  • A festa é à noite, SE BEBER, NÃO DIRIJA. Os convidados tem que se preocupar com a volta para casa, daí a necessidade de táxis ou de locação de vans. Apesar dos problemas, continua sendo um horário muito concorrido.
  • A festa é à noite, e a segurança dos convidados. A falta de segurança e a violência, não tem barreiras e nem limites; sendo assim, o local do evento tem que oferecer segurança e ou infra estrutura, como estacionamento privativo e ou seguranças, para os convidados. Em locais com problema na segurança, isto é, que não tenha estacionamento privativo ou não ofereça seguranças e seja local com índice de criminalidade; recomenda-se o horário da manhã e o da tarde, assim reduz a chance dos convidados deixarem de ir com receio de que algo aconteça, seja um crime contra o patrimônio, seja um crime contra a vida.

Enfim, todo mundo quer se divertir! 
ninguém quer ficar triste, nem se decepcionar, nem se aborrecer e nem surpresas.


Fica a dica.
beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!

Gostou deste post? Curta! Compartilhe! 
Siga-nos por e-mail para ficar por dentro das novidades!

Confira mais ideias, conheça a Festa X DECOR.


Para orçamento de planejamento de eventos, decoração e assessoria, 
e-mail atendimento@festaxdecor.com.br.

POPULAR POST!