--- ANIMAÇÃO & festa infantil ---



A festa infantil vai acontecer e juntamente com ela, crianças de idades diferentes. Surge a questão de como agradar a todos??? Resposta difícil. Bom, não tem como agradar a todos. Três pontos de partida podem ser utilizados como referência para saber o quê contratar. E alguns cuidados em termos de segurança física e jurídica devem ser tomados.



O primeiro ponto de partida, a idade do aniversariante. A festa é para ele e a maior parte de seus amiguinhos tem a sua idade, sendo assim a animação, sugiro, deve ser voltada para este público. Vários itens podem ser utilizados para animar ainda mais a alegria que já existe.

O segundo ponto de partida, a disponibilidade financeira. Cada família tem suas necessidades e prioridades e juntamente com isso, deve ser conciliada a contratação da animação principal e acessórias, se for o caso. A animação principal é aquela que durará mais tempo e atrairá o maior número de crianças. A animação acessória é aquela que ocupará um público específico e será utilizada em determinado momento que pode ser durante toda a festa ou durante a hora do parabéns.

O terceiro ponto de partida é se animação é voltada somente para o público infantil ou também queremos agradar os adultos. Aqui, surgem as indagações e animações que podem ser contratadas como DJ para tocar músicas para adultos, camarim fashion com foto que permite a união de crianças e adultos e se vamos utilizar microfone ou não?



 Alguns cuidados a serem tomados no momento da contratação: nos contratos de locação de brinquedos, ainda que não haja contrato, meio arriscado, mais ainda assim vale à pena deixar escrito ainda que por e-mail, devem constar os dados do evento, os horários de chegada e de saída dos brinquedos, pois é desagradável o brinquedo chegar para ser montado, enquanto a festa já começou, se os funcionários estarão uniformizados e se tem discernimento (orientação técnica) no uso do brinquedo, se os brinquedos possuem equipamentos de segurança e vistoria em dia, lembre-se é a segurança de seu filho e de outras crianças que estão em jogo; quanto às animações, principalmente as mais caras, o ideal é o contrato com as especificações do evento, qual o serviço que está sendo contratado e como será oferecido, os horários de prestação e pontos nebulosos como mudança da data do evento ou a falta de energia. Não faça a contratação somente pelo facebook, pois perfis saem do ar ou outros problemas podem existir e nem somente por telefone, o ideal é contar com um e-mail com um texto formalizando a contratação, caso opte por não usar um contrato e telefone de contato. 


  • Animação com ou sem microfone, depende de cada um e da dimensão do evento. Particularmente, prefiro sem microfone, não agride os ouvidos, as pessoas podem conversar e as crianças ficam animadas, mas sem excessos. Sugiro animações com violão, principalmente quando o aniversariante for pequeno.
  • Animação com contação de histórias e ou com teatro de marionetes ou com fantoches, são indicados para as idades, onde haja compreensão por parte das crianças do que está sendo apresentado.
  • Animação com ou sem uso de tintas, desenhos, novamente depende de cada um. Sugiro sempre atividades em que as crianças se mexam, corram, pulem, façam rodas, a festa fica sempre animada; quanto às tintas, ainda que guache, sujam as roupas e mais dor de cabeça para as mamães. Mas vale lembrar que tem gente que não se importa. Desenho com giz cera é uma opção, mas não pode tomar muito tempo.
  • Animação com oficinas de cupcake, bijouterias, customização, devem ser direcionados conforme o tema do evento, caso contrário, acho que fica um pouco sem sentido; mas se for um desejo do aniversariante, por quê não desejar!
  • Animação com maquiagem e tatuagem, é um tipo de animação que agrada adultos e crianças, e a questão da maquiagem, fica perfeita para uma festa de meninas. Lembrando que atualmente que exite maquiagem também decorativa, que cobre todo o rosto da criança ou apenas uma parte. No momento da contratação, cabe ficar atenta ao tipo de maquiagem que será utilizada, por causa das alergias e a questão de higiene, pois batom e gloss e brilho, é de boca em boca,... Aí meu deus, fazer o quê, temos que relaxar.
  • Animação com brinquedos, locação, antes de mais nada, sempre se preocupar com a segurança oferecida por parte da empresa e se os monitores são preparados, não basta colocar a camisa da empresa, tem que separar por idade, tamanho e peso; os campeões em festas são a cama elástica e a piscina de bolas. Mas o campeão cama elástica também é campeão de acidentes, confira aqui. Animação que preocupa.
  • Animação com personagens vivos, dependendo da idade do aniversariante, vale muito á pena contratar, é muita emoção para menores e maiores e o cliente ainda tem a opção da apresentação solo ou do pocket show que geralmente inclui três personagens importantes. E na hora do parabéns estarão todos juntos.


A animação em uma festa infantil, funciona não só para alegrar, mas também como um momento de interação entre pequenos e destes com seus familiares, estão todos reunidos rindo, divertindo-se; entretanto, nem sempre a interação ocorre de forma absoluta, em alguns momentos os aplicativos nos celulares falam mais alto que as doces risadas. Segundo Marina Levi da Notasol (Empresa de Animação): "Infelizmente temos percebido e que nos tem preocupado, que nas festas os pais ou responsáveis pelas crianças (nesse caso as menorezinhas, até 2 anos) não interagem com seus filhos no espaço de atividades, deixando-os sozinhos, para ficarem no whatsapp ou simplesmente navegando na Internet. Esse deveria ser um momento de socialização, de alegria, de estreitamento de laços. O que é muito importante para essa fase da criança." Portanto, aproveite sua família, enjoy the moment!!

De qualquer forma, na organização do evento, vários fatores influenciam em quais animações contratar e o tamanho do evento e o número de convidados pequenos e suas idades devem ser levados em consideração; sendo um evento de grande porte, vale à pena segmentar as animações, criando opções e ambientes diferenciados; sendo o evento de pequeno porte, com poucos convidados, sugiro poucas atividades, assim o grupo fica mais unido, o quê permitirá que os amigos brinquem mais juntos.

Enfim, fica a dica!



Festa X DECOR: Para planejamento de eventos e assessoria especializada, acesse aqui!
Orçamentos sobre assessoria e decoração de eventos infantis no Rio de Janeiro, envie e-mail!

beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!

Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:

e-mail para festaxdecor@gmail.com.

POPULAR POST!