--- DESIGN & PERSONALIZAÇÃO, qual a diferença na hora de contratar? ---

DESIGN & PERSONALIZAÇÃO
Estas palavram circulam com regularidade, praticamente vão de um lado para o outro. Quem trabalha com festas, não importa o segmento, usa-as com a frequência. 
Alguns profissionais usam com propriedade. 
Outros usam com banalidade, apenas para agregar valor ao serviço prestado.
E no meio de quem sabe e não sabe a diferença, estão os consumidores, geralmente consumidoras, querendo oferecer o melhor na sua festa. Mas nem sempre recebendo o atendimento e a informação correta e ou pagando o preço certo, justo!

DESIGN & PERSONALIZAÇÃO
andam juntas, associadas, mas não são a mesma coisa. 
Para facilitar o entendimento, saiba que todo design é personalizado e exclusivo.
Mas toda personalização não é design e nem é exclusiva.

PERSONALIZAÇÃO
Tem haver com identidade, com dados pessoais, com personalidade. Na personalização, não há criação, há adaptação. Aqui, o cliente não pode alterar o quê existe, não pode escolher. Aceita o quê tem. Por exemplo: uma cliente quer um convite para uma festa com o tema FADAS; no local de seu interesse, já existe um convite pronto, sendo assim ela informa os dados do evento ou inclui uma foto ou altera a cor, paga e pronto. Quando um cliente procura um produto ou serviço personalizado, não procura nada novo e não procura um profissional para criar. Ele procura algo pronto, que já existe, o qual será adaptado para ele. A parte profissional deste tipo de serviço é simples e funciona como uma receita de bolo. Tanto no Brasil, quanto nos U.S.A. existem profissionais que oferecem todos os artigos da festa personalizados. Várias pessoas comprando este pacote de produto terão suas festas praticamente iguais. Uma cliente mencionou um episódio muito comum, principalmente quando o assunto é convite, tag e lembrancinhas prontas, ela entrou em contato com uma empresa de brindes conhecida no Recreio pelo capricho das lembrancinhas; comprou tudo personalizado convites, centro de mesa e lembrancinhas, mas quando recebeu a encomenda se decepcionou com o material do convite e do tag, usaram papel e fotográfico e cobraram caro; mas o pior foi o fato de não terem informado a ela e na correria ela nem lembrou de perguntar. E comentou comigo, que se soubesse disso teria pedido outro papel, caso contrário procuraria outra empresa. Resumindo: não é caro porque não há criação, é apenas uma receita de bolo seguida conforme o tema da festa. Geralmente quem oferece este tipo de serviço, usa papel fotográfico e ou adesivo de vinil (pois são materiais baratos) e cobram um valor que poderia, dependendo do profissional, ser mais barato. Portanto sempre pergunte o tipo de papel.

TIPOS DE PERSONALIZAÇÃO
  • convites, tags, rótulos, adesivos, etiquetas - o layout destes produtos com o tema da festa, já está pronto, a personalização ocorrerá com o preenchimento destes artigos com os dados do evento.
  • inclusão de foto em convites, camisetas, bunners - situação idêntica aos produtos acima.
  • alteração da cor de convites, tags, rótulos, adesivos, etiquetas.
  • centro de mesa - a personalização ocorre com a escolha das cores dos materiais que compõem o centro de mesa padrão.
  • lembrancinhas - escolha do saco, da fita, do tag.
  • doces personalizados - para cada tipo de embalagem já exite um layout pronto de acordo com o tema da festa.

DESIGN
Tem haver com criação, com exclusividade,   com  identidade, com pessoalidade, com personalidade.  Aqui, não há adaptação.  Porque o produto criado ou o serviço oferecido foi criado especialmente para aquele cliente.  É uma peça única. Aqui, o cliente procura um profissional que compreenda seu desejo, sua mensagem. Este profissional vai criar um layout, vai sair do zero. No design, há uma etapa muito importante a ser  seguida constantemente que se chama a aprovação do layout (principalmente na área dos  impressos e das roupas)  e esta aprovação por parte do cliente que permite a passagem para a próxima etapa, acabamento e finalização. Tudo que for criado para o seu evento, será único e será visto pela primeira vez no dia da festa.  E sendo um trabalho bem feito e de bom gosto, pode ser que vire moda e a partir  daí seja oferecido como pacote  de produto personalizado para outros eventos.  O seu evento será sempre único, os outros cópia. Resumindo: é caro porque há criação, não é uma receita de bolo seguida conforme o tema da festa. É exclusivo. Geralmente, quem oferece este tipo de serviço, trabalha com uma variedade de materiais. Atenção! Não existe design de convite, tag ou adesivo por R$ 30,00. Se vc encontrar um profissional que cobre este valor e ainda dê reembolso, ou ele não tem formação profissional ou está fazendo caridade ou deve ser muito ruim!

TIPOS DE DESIGN

  • convites, tags, rótulos, adesivos, etiquetas - criação do layout destes produtos com o tema da festa, escolha do papel, da letra, das cores, dos cortes, das dobras. Não tem nada pronto. A personalização ocorrerá com o preenchimento destes artigos com os dados do evento.
  • camisetas, bunners.
  • centro de mesa - criação específica para o evento.
  • lembrancinhas - criação específica para o evento.
  • doces personalizados - criação da embalagem e ou do layout com tema do evento.
  • cake designer - criação de um bolo para o evento.
  • design de interiores.
  • decorador de mesas.
Conclusão: a comparação entre estas palavras parecidas porém tão diferentes é inevitável. Mas lembre-se de que se tratam de situações diferentes, 
portanto sabidamente incomparáveis. 
Comparação possível, somente em relação ao orçamento e ao que se deseja. 
Você decide se quer gastar mais ou não.
Você decide se quer exclusividade ou não.
Você decide se quer mudar ou não.

Faça a sua escolha, mas não se deixe enrolar.
Boa sorte.

beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!

Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:

e-mail para festaxdecor@gmail.com.





POPULAR POST!