--- COMO ORGANIZAR SEU CASAMENTO ---


É FESTA, NÃO É MUITO MAIS!
É O SEU CASAMENTO!
É UM SONHO!
E VAI VIRAR REALIDADE ...
Assustada?! Apavorada?! Ansiosa?!
Não fique! O mais difícil já aconteceu. 
Seu amor chegou a conclusão que você é a mulher da vida dele e 
criou coragem e 
fez o
PEDIDO DE? CASAMENTO!
Legal! mas ainda não começou, você tem que preparar ainda. 
Este preparar ainda pode parecer complexo e é. 
São tantos detalhes, que não sabemos por onde começar. 
Bom, para facilitar a sua vida, você pode contratar uma cerimonialista, uma casa de festas ou uma empresa organizadora de eventos. 
Ou para complicar a sua vida e ser o mais próximo do que você queria e assim ficar feliz e cansada ao término do evento, FAÇA VOCÊ MESMA! 
YES! MAKE IT BY YOURSELF! YOU ARE THE BRIDE! SO LET´S GO DARLING AND SMILE! 
Em inglês fica menos cansativo e mais fashion.

Eu escrevo sobre o assunto porque eu organizei meu casamento, foi lindo e maravilhoso, deu tudo certo (com exceção dos docinhos, que já comentei em outra postagem) e é possível. Agora, como é casamento e nada pode dar errado. As vantagens foram a realização de um casamento intimista, bonito, com a identidade do casal e mais barato. Foi mais econômico porque não houve gastos com cerimonialista e nem pagamento de comissão para os fornecedores. Eu explico, quando um cerimonialista ou um party designer passa um orçamento referente a profissionais, não importa qual você escolha contratar, embutido no valor passado a você, já está a comissão do cerimonialista.  
                                   

Sendo assim, se você não for organizada, detalhista e perfeccionista, sugiro não tentar! 
Se o seu casamento é para mais de 250 pessoas, sugiro não tentar! 

A principal e melhor regra: ORGANIZAÇÃO.
A segunda e melhor regra: PLANEJAMENTO.
A terceira e melhor regra: PERGUNTE ao NOIVO se QUER PARTICIPAR das DECISÕES.
A quarta e melhor regra: DETERMINE o LUGAR da sua FUTURA SOGRA na ORGANIZAÇÃO do SEU CASAMENTO.
A quinta e melhor regra: FAÇA uma PLANILHA para controlar datas, prazos, pagamentos, documentos, fornecedores e eventos a serem realizados.

Uma questão importante é decidir entre você e seu noivo se a despesa será paga pela sua família ou se será dividida entre as famílias. Esta é uma questão de cunho familiar e muito particular e você tem que decidir se vai tocar neste assunto ou não. Lembre-se! Não queremos separação, queremos união! Logo, neste artigo, dependendo deste desfecho, onde estiver escrito você, leia você ou vocês.

Antes de você se preocupar com o orçamento, você precisa de tempo para se organizar e planejar, este tempo necessário com certeza vai influir nas suas escolhas, idéias e nas contas a pagar. O tempo a ser gasto é proporcional ao tamanho, complexidade e importância do casamento. A proporção entre eles é direta e pode se aplicar esta mesma proporção ao valor do seu orçamento. Pelo menos para mim, o tempo mínimo necessário à organização de um casamento bem planejado são doze meses antes da data do casamento. Lembre-se que junto à organização do casamento, você ainda estará preparando o seu enxoval, procurando e ou organizando a sua casa e se tiver alguma amiga próxima e não fizer questão, delegue a organização do seu chá de cozinha ou de lingerie.

Hoje em dia com o aumento do custo de vida e se você é econômica ou não pode gastar ou quer gastar, mas tem um limite no seu orçamento. A primeira dica é determine um valor total de orçamento. Mas se você não tem limite no orçamento, VÁ SER FELIZ E REALIZE! O valor total de orçamento é o valor total ou o somatório dos subtotais. Resumindo: se você não é detalhista, determine um valor único (valor total de orçamento); se você é detalhista, determine um valor para cada item do casamento (cada valor será um subtotal). A desvantagem do orçamento geral é se perder em determinado gasto e acabar gastando demais e faltar dinheiro para outro item da festa; para amenizar esta situação, acrescente uma margem de erro de 20%. A desvantagem dos subtotais é você determinar um valor errado para aquele item da festa, por exemplo: você determina R$ 500,00 para os convites e quando você pede o orçamento na verdade vai custar R$ 610,00; mas este tipo de situação tem como amenizar também, de 2 a 3 meses (caso queira reservar uma quantia) peça orçamento de tudo e acrescente uma margem de erro de 10%.

Continuando, agora você tem tempo e um orçamento determinado. Está faltando o tema ou enredo ou clima, alguma referência. Escolha uma cor, uma música, um personagem, um filme, uma cena para ilustrar para orientar suas ideias. A melhor maneira é deixar as ideias surgirem, fluírem. Sendo assim, é essencial ter perto de você lápis e papel ou um gravador (este é um acessório para as almas criativas que não tem hora nem lugar). Anote todas as idéias que você tiver, vai deixando fluir sem sequência detalhes como tema, enfeites, decoração, música, convite, convidados, buffet, bolo, doces, centro de mesa, ... E não esqueça de perguntar para o noivo o que ele quer. Depois que as idéias e desejos surgirem coloque ordem na bagunça.

A segunda dica é referente à data do evento. Se o noivo não marcou, converse com ele para marcar, porque o casamento precisa de uma data de referência. Até porque várias vertentes do casamento girarão em torno disso. Por exemplo, o local de celebração do casamento religioso e o local da festa, tem locais que são altamente disputados e às vezes, é necessário fazer a reserva da data com pelo menos um ano de antecedência. E não tem como deixar para a última hora; pois, você corre o risco de não realizar seu casamento onde e como queria. Sem contar a lua-de-mel, que para dar certo, precisa ser planejada, até porque é a continuação da festa do casamento só que a dois. Esta dica às vezes acompanha a terceira dica, porque se o local do evento for muito concorrido ou você prefere reservar o locar e ou fazer o pagamento parcelado, isto tem quer ser feito com antecedência. Portanto determine e reserve a data do seu casamento; mas vá com calma, tem noivo muito sensível com o assunto "marcar a data do casamento". 
Lembre-se: 
pedido bom e perfeito de casamento é aquele que vem acompanhado de uma noite romântica, de uma linda aliança de noivado e de uma data.


Celtic Wedding Rings 

A terceira dica é reservar a data e a hora do casamento religioso e o local da festa informando o tempo de duração do casamento. Dependendo do que o casal deseja, você pode optar por casar em local que permita a realização da cerimônia religiosa e da festa ou optar por locais distintos. Em ambas opções, pense na distância que deverá ser percorrida por vocês e pelos convidados para chegar ao casamento religioso e na segunda opção pense também na distância que deverá ser percorrida por seus convidados ao saírem da cerimônia religiosa e se dirigirem ao local da festa. Tem muito convidado que desisti de ir, mesmo após ter confirmado presença quando pensa na distância que terá de percorrer. Mais dois fatores são relevantes: estacionamento para os convidados e segurança no local (dentro e fora da festa). Em relação ao horário do evento, pode ser de manhã ou à noite. Dizem que casar de manhã é mais barato. Não concordo. A única economia que se faz é em relação à iluminação. E geralmente as convidadas usam menos brilho. Fora estes dois detalhes, os gastos são os mesmos. A vantagem do horário da manhã é a de que todos aproveitam muito mais e não tem pressa de ir embora, já que ninguém terá que dirigir á noite.

local do eventoSão infinitas as possibilidades. Só você pode determinar onde. Escolha o lugar que ofereça o melhor custo benefício. São várias as possibilidades. Se você optou por uma casa de festas com buffet (ler a décima dica) e decoração inclusos, praticamente seus assuntos pendentes se resolveram. Com exceção dos locais para eventos que não incluem dentro do pacote alguns itens básicos como bolo, docinhos, centro de mesa, lembrancinhas, bebida alcoólica, ...). O horário do evento. Determinando este horário, você indiretamente está direcionando algum posicionamento em relação à alimentação. Quais suas opções de cardápio e de bebida.


A quarta dica é anotar na sua planilha estas duas datas e anotar quanto tempo antes do evento vocês deverão preparar a documentação para o casamento civil e religioso  e anotar quanto tempo antes, no caso do casamento religioso, o curso de noivos deverá ser realizado.

A quinta dica é chegar a um consenso sobre o tipo de casamento e junto com esta conclusão, você noiva vai começar a providenciar o seu vestido e a pensar como gostaria de ver o noivo, os padrinhos, as daminhas no altar. Vai pensando nas cores, nas texturas, nos cortes. Estas revistas sobre casamento, ajudam muito. Voltando ao seu vestido, você tem três opções: alugar, o primeiro aluguel e comprar. O modelo fica a seu critério, mas é bom escutar a opinião de um estilista. Junto com seu vestido de noiva, vá elaborando como será o cabelo, o sapato, as jóias e o bouquet. Atenção! Você não fechou nada, está apenas amadurecendo suas idéias. Para o seu vestido, reserve o prazo de 4 meses antes do casamento e lembre-se de tomar cuidado para não engordar (anote na planilha). Se você é uma noiva que faz questão do dia da noiva, procure o local de seu interesse e reserve a data e o horário, e marque também o dia para fazer o teste de cabelo e maquiagem; pode soar estranho, mas dependendo da época e do lugar, são concorridos; logo é bom não arriscar. Não esqueça de anotar na sua planilha datas limites para a encomenda do vestido e fechamento da roupa das pessoas que ficarão no altar.





A sexta dica é determinar uma data prévia para a distribuição dos convites, você precisa começar a distribuição pelo menos quatro semanas antes do evento. Distribuição de convites muito próximo à data do evento, pode passar ao seu convidado à falsa impressão de que foi convidado de última hora ou permite que seu convidado se comprometa com outro evento. Anotar na sua planilha esta data. Esta data é importante porque serve para orientar o casal sobre o fechamento da lista de convidados, a encomenda dos convites (incluindo calígrafo e selação) e a elaboração da lista de casamento.

A sétima dica é organizar a lista prévia de convidados com riqueza de detalhes. Esta lista é prévia, porque ao longo do ano, sofrerá mudanças constantes e servirá de base para a encomenda dos convites, a contratação do buffet, para a encomenda de bolos e doces, para a organização do número de mesas com suas respectivas cadeiras, para a encomenda das lembrancinhas, para ter certeza que o local escolhido para a realização da festa dará suporte. Eu explico a riqueza de detalhes, faça a sua lista baseada por convite, isto é, em cada convite a ser distribuído, informe ao lado o número de mulheres (incluindo babás), de homens e crianças (separando por faixa etária). Com esta lista, você resolve diversos problemas: pelo número de homens, você resolve a questão da bebida alcóolica; pelo número de mulheres, você resolve a questão dos doces; a faixa etária das crianças é computada no cálculo do buffet e junto com as mulheres, a quantidade de refrigerante, água e suco. UFA! Já deu uma adiantada.

A oitava dica é convidar um número maior de pessoas do que o esperado. Eu explico, não feche a conta de convidados certinha, isto é, festa para 100 pessoas, chame no mínimo 50 pessoas a mais. Porque seus convidados são mortais como nós e sempre tem os imprevistos de última hora ou a mudança de planos. Este cuidado é para evitar o gasto de dinheiro desnecessário e ficar com a igreja "vazia".


A nona dica é fechar o número de convidados e o número de convites pelo menos três meses antes do casamento. E neste mesmo período, faça a encomenda dos convites. Se você quiser ter um controle maior sobre o número de convidados, coloque no convite RSVP, e coloque um aparelho com secretária eletrônica para receber as chamadas; onde você possa gravar sua mensagem e os convidados possam automaticamente gravar a com confirmação de presença. Em relação ao tema convite (ver junho), não vou me estender, já que em outros artigos comentei o assunto, mas caso você vá casar pela manhã especifique no convite o traje, porque tem gente que pensa que casar pela manhã implica em ir de bermuda ou de calça jeans ou de mini saia. Anote esta data na sua planilha. Atenção! Faltando pelo menos quarenta e cinco dias para o casamento, elabore a sua lista de casamento. Não adianta elaborar muito tempo antes, pois você corre o risco do seu convidado procurar o que está na lista, não achar e substituir a seu gosto. E o velho ditado é sábio! Gosto não se discute se lamenta! E que venham as trocas.




A décima dica é a contratação do buffet. De uma maneira geral, este tipo de serviço está atrelado ao local do evento, isto é, uma casa de festas. Antes de contratar, procure pelo menos três opções e faça várias degustações. A contratação pode ser à vista ou parcelada. Faça a contratação pelo menos seis meses antes do evento (anote esta data). Mas se você for fazer como eu, que trouxe cada fornecedor de um lugar. Anote! Faça um contrato ou um termo com as condições gerais referente ao serviço contratado. Especifique no contrato a marca da cerveja e dos refrigerantes, quem fornecerá o gelo e se este é potável; como será a retirada do lixo das mesas; de quem o metre poderá receber ordens durante a festa; peça para montar três kits com salgados e diversos para você e seu amor e para seus pais e para os pais dele. Faça constar no contrato a louça, o cardápio, o número de convidados e qual a margem a mais de comida e bebida o buffet oferece, caso apareçam mais pessoas que o previsto. Resumindo: contrate por exemplo um buffet para 250 pessoas, mas que leve para o salão comida e bebida para 270 pessoas e sugestão não feche o buffet por quantidade de comida e de bebida, porque se acabar, acabou! E também não feche com um buffet, que vá cobrar ao término do casamento, o número de convidados extras que apareceram. Um detalhe muito importante é não fazer a conta exata. É melhor sobrar do que faltar. Até porque se faltar, vai estragar a festa, as pessoas começam a comentar, algumas vão embora. Porquê estragar um momento tão bonito. Agora se sobrar, ninguém tem o que falar, só resta elogiar. Contudo, tem que sobrar porque tem demais e não porque está ruim. Determinar, caso não haja buffet contratado, as pessoas responsáveis pela cozinha, como será a distribuição de funções e a louça a ser utilizada.

UM TOQUE: No meu casamento, o buffet nada tinha a ver com o local. Nós tivemos que montar, reunir todos os profissionais. E como casamos pela manhã, resolvemos investir bastante no buffet e colocamos a decoração do salão em segundo plano. Mas não nos arrependemos, pois, o buffet foi ótimo e a decoração escolhida ficou linda. E pensando bem... Para o convidado o importante é o buffet e se você tiver que escolher onde vai gastar mais dinheiro, invista no buffet e na bebida.


Outra dica: cuidado com a temperatura das bebidas, coloque no contrato a partir de que horas as bebidas devem começar a ser geladas. Caso o buffet não forneça as bebidas mais caras, tudo o que for entregue ao buffet por vocês, coloque numa planilha e peça para alguém conferir o recebimento na entrada e na devolução ao término do evento.

A décima primeira dica, chegou a hora de encomendar o bolo e os docinhos (leia o artigo) e assim como o convite é uma questão de gosto, de cunho particular. Dependendo do profissional que você vai contratar, você precisa de pelo menos quatro meses (anotar na planilha). Se já estiverem inclusos no buffet, faça constar no contrato todos os detalhes, tais como quantidade, descrição, bolo (número de recheios, sabores e número de fatias), sabores, fotos se for o caso.

Por falar em doces, estão sendo muito procuradas nas festas de casamentos, os cupcakes - bolinhos individuais, servidos em forminhas e decorados caprichosamente - e os cakes pops, bolinhos no palito, banhados em chocolate, que ficam semelhantes a pirulitos; bolos em miniatura viraram febre; os mais requisitados no momento são os com sabor de rum e de frutas.



Para agradar suas convidadas formiguinhas de plantão, duas soluções:
  • distribuir saquinhos de celofane para a mulherada encher e levar para a casa; 
  • uma solução mais personalizada é a quentinha de 500ml com o tema da festa, coloque um docinho de cada e distribua da seguinte forma, uma quentinha por mesa ou faça como lembrancinha. Já vi como lembrancinha e conforme o meu artigo, sobre lembrancinhas descartáveis, está depois vai para o lixo, mas fica uma gracinha.
A décima segunda dica é planejar a decoração do local da cerimônia e do local da festa. Reserve o prazo mínimo de três meses (anotar na planilha) para contratar o profissional e escolher a decoração e as flores. Se o local da cerimônia for o mesmo da festa, as flores tem que ter harmonia. Geralmente, este profissional também é o encarregado de providenciar o bouquet. Converse com ele. Quando os locais são separados, as flores podem ser diferentes.

Escolha decorar colunas, ficam lindas. Em relação a decoração das mesas dos convidados, também é um assunto de cunho pessoal. No meu casamento, coloquei vasos com girassóis plantados bem grandes em cachepôs decorados com a cor amarela. RESULTADO:  FORAM DISPUTADOS À TAPA. Tanto a decoração da igreja, quanto à do salão e do meu bouquet foram repletos de girassol.


Para organizar o salão da festa, fizemos um croqui e determinamos onde ficariam as seguintes mesas: frios, bolo, doces, lembrancinhas, convidados, som. Determinamos o local da pista de dança. E aproveitamos para marcar com placas no dia da festa, a mesa dos noivos, dos pais da noiva, dos pais do noivo, da família da noiva e família do noivo.


Outra dica: não coloque no salão menos cadeiras e mesas que o número de convidados. Pois as pessoas ficam mal acomodadas e começam a reclamar e ficar mal humoradas. No máximo, imagine 20 pessoas em pé.




ANOTAR - ORGANIZAR - CONTRATAR
no mínimo 3 meses e 
no máximo 9 meses 
antes do casamento
  • onde ficarão as mesas de convidados, o número de cadeiras e anote como será a arrumação da mesa dos convidados, incluindo o centro de mesa (leia o artigo sobre centro de mesa); 
  • desenhe a arrumação da mesa do bolo
  • e, se for o caso, agora é a hora de contratar e fazer a locação de painéis, móveis e tendas (cuidado com a chuva) - determinar onde ficará cada coisa;
  • encomendar as lembrancinhas e determinar em que local do salão ficarão expostas, e caso você não tenha o serviço de monitora de lembrancinhas, coloque as mesmas num local de visibilidade, mas de difícil acesso. Uma novidade é o agrado para os pajens - um pequeno recipiente contendo doces;
  • contratar o som e a iluminação da cerimônia e da festa, outra dica - é fazer constar no contrato uma lista com as músicas preferidas e as proibidas e especificar que músicas tocar em determinados momentos;
  • contratar fotografia e filmagem, outra dica - especifique seu lado bom para fotos e suas fotos e poses prediletas; a tendência atual relacionada à fotografia são os fotobooks ou fotolivros, que, além das fotos com diversos efeitos e diagramação, oferecem a possibilidade de contar histórias e escrever poemas; 
  • contratar a locação do veículo para a sua condução;
  • colocar por escrito como será a entrada e a saída das pessoas da cerimônia, inclusive especificando os casais e quem será responsável por cada conduta, não esquecendo a ordem de entrada dos casais - MARCAR UM ENSAIO;
  • determinar que pessoa de sua confiança será encarregada de receber os profissionais e realizar os pagamentos;
  • se você não estiver no local para orientar e organizar a decoração, escolha uma pessoa de sua confiança que não irá decepcioná-la;
  • determinar a decoração e o encarregado da manutenção dos banheiros (como convidada acho muito ruim entrar num banheiro e encontrar aquele chão melado e a pilha de papel sujo na lata de lixo caindo no chão).
A penúltima dica é ligar para todos os profissionais, fornecedores e pessoas contratadas quatro semanas antes para checar e confirmar tudo.

A última dica é cuidar da sua beleza, ESTAR BEM LINDA E FELIZ NO DIA e ficar de olho no noivo e em TUDO!

E reze bastante para você ser bem feliz e ter feito a escolha da pessoa certa.


Felicidades para todas as noivas!


Bom show e excelente festa para todos!

P.S. fotos retiradas de sites americanos para ilustração.
P.S. fiquei cansada, é muito coisa para organizar e detalhe para pensar...

beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!
Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:

e-mail para festaxdecor@gmail.com.


POPULAR POST!