--- PEÇAS DECORATIVAS & decoração ---


Decoração tem significado. Decorar, decoração... parece simples, dependendo do tamanho pode até ser, mas não é fácil. Não confunda montagem / arrumação com decoração. Não é à toa que existe faculdade e cursos sobre o assunto. Sou decoradora de formação? Não. Sou auto-didata, tenho bom gosto, sou suspeita para falar... acredito que a faculdade de engenharia me dá base e planejamento; já, minha querida mãe, deu-me o bom gosto e a paixão por florezinhas. Aproveito as inspirações que estão espalhadas pelo mundo para ter minhas próprias ideias. COPIAR JAMAIS!
Atualmente, todo mundo se acha decorador, uns realmente são, seja por formação seja por terem talento mesmo; inclusive, alguns oferecem serviços para decorar eventos. Veja bem, você pegar a foto de uma decoração criada por um profissional e recriar para um cliente e receber por isso, não é legal. É plágio. Você recriar uma decoração em um evento seu particular, tudo bem, afinal você não está sendo remunerada por isso. Outro ponto importante, vejo pessoas espalhadas pelas mídias sociais, vendendo o serviço de decoração e repetindo composições clássicas referentes a outros temas, com o objetivo único de vender e afirmar ser decoradora. Assim que bato o olho, sei que não tem talento, sei também que o serviço de decoração oferecido pelo custo abaixo de R$ 1.000,00 é até caro. Afinal, o quê será apresentado, não é decoração. Outra situação muito comum e compreensível é ver festas internacionais e repeti-las em seu país com o rótulo "febre" ou "tendência".
Vender o serviço de decoração para quem não entende do assunto, o cliente gosta ou não gosta do projeto. Até porque é uma questão de gosto e como diz o ditado "gosto não se discute, se lamenta". Já me apresentaram fotos orgulhosas de certas produções, é muito complicado opinar. Até porque não quero magoar a pessoa que está orgulhosa de um resultado pago. Solução seguir em frente. Sem contar, que não sou e não serei a dona da verdade. Vejo decorações lindíssimas feitas para super casamentos, teria eu condição de fazer algo realmente grande, acredito que não. Sei produzir eventos exclusivos e intimistas para até no máximo 300 pessoas, acima disso é espetáculo e não quero nem tentar. O sonho do cliente em primeiro lugar, respeito acima de tudo. Teve uma noiva, hoje casada, que me pediu orçamento para o casamento dela que teria em torno de 300 pessoas. Empenhei meu tempo e dedicação e montei um orçamento para criação de um projeto exclusivo dentro outras facilidades. Após o envio do orçamento, não houve resposta. Entrei em contato para um retorno. A resposta foi "o seu orçamento ficou acima do esperado". Até hoje, acho que ela esperava um orçamento bem pequenino, baseado no fato de não feitos muitos casamentos. Posteriormente, soube que o profissional contratado por ela cobrou R$ 20.000,00 e, ao ver as fotos do trabalho do mesmo, percebi que não havia projeto, apenas mudava as louças e as flores, todo o resto era igual. Então, cada um sabe de si e de seu evento.
Outra pessoa interessada pediu orçamento para primeira comunhão, decoração de todo o evento, ao receber o orçamento disse que tinha gostado do valor, porém ficou decepcionada de que o mesmo não incluía o buffet. por aquele valor, só se fosse para decorar gratuitamente e faltar comida no evento. Compreendo, porém não concordo com o raciocínio. Criar é sair do nada. Copiar e acrescentar de forma contida alimentos, não é o planejamento de evento e sim, assumir o risco de problemas e queimar o filme do negócio no mercado. A comparação existe, porque como diz uma conhecida, todo mundo é decorador... o mercado está prostituído.
Seguem algumas composições e considerações:
  • Decoração com uso de bicicleta, vale à pena se tem haver com o tema. A questão é harmonizar cor e modelo com o tema, tem que ser evento não tradicional.
  • Decoração com uso das malas de tamanhos diferentes, use somente se tem haver com o tema, caso contrário o quê é isso?
  • Decoração com o uso das botas de cerâmica, o mesmo raciocínio acima, já vi o uso em batizado contendo flores. O quê tem haver com o evento???
  • Decoração com o uso de buchinhos em formato de bolas na mesa ou no chão. Uso típico para tapar buracos, falta enfeite, falta comida, sobra espaço, coloca o buchinho... Horrível. É melhor deixar clean. 
  • Decoração com uso de flores sem sentido ou falsas (ver artigo sobre flores). A flor pode até ser simples, mas tem que estar em harmonia com as cores. O musgo falso... a mesma consideração acima. 
  • Para casamentos rústicos, românticos e no campo, uma sugestão é o uso de elementos na decoração que permitam a interação com os convidados.

Enfim, espero que goste da postagem. Siga o blog e fique por dentro das novidades. Caso queira fazer uma festa e mora no Rio de Janeiro, mas não quer se preocupar com nada, contrate a Festa X DECOR, planejamos seu evento nos mínimos detalhes.
beijos.
Roberta Dias

Comentários

POPULAR POST!