--- bem CASADO - bem NASCIDO - bem BATIZADO - bem VIVIDO - bem SUCEDIDO ---

Casadinho (português europeu) ou bem-casado (português brasileiro) é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim.
Atualmente, a personalização está mais elaborada e dependendo do custo, o crepom pode ser substituído por tecido em conformidade com o tema do evento, a fita pode ser de outro tipo e para agregar ainda mais, pingentes e tags.
Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando união e compromisso mútuo.
O bem casado já saiu do mundo do casamento e pode ser oferecido aos presentes em outras celebrações como o nascimento (BEM NASCIDO), o batizado (BEM BATIZADO), nas festas de aniversário infantis e de adolescentes (BEM VIVIDO) e nas festas de adulto (BEM SUCEDIDO). O momento da distribuição é o mesmo do casamento, a saída dos convidados, mas nada impede que seja colocado sobre a mesa principal.
O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil com a colonização e é comum nos dois países até os tempos atuais. A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do alfajor árabe. Sua aparência lembra muito o Macarons um bolinho recheado francês.
- fim -

Comentários

POPULAR POST!