--- TEMA DA FESTA ---


TEMA DA FESTA equivale a dizer SAMBA ENREDO.
Resumindo, é a partir do tema que a festa vai se desenrolar.
Do tema, tiramos tudo.
Varia de pessoa para pessoa.
Não importa o personagem, 
uma festa nunca será igual a outra, ainda que o personagem seja o mesmo.
Mas se você quer originalidade, crie o seu.
Se você quer o tradicional, escolha o seu.
E se você quer uma tradição original, escolha e crie o seu.

Atualmente, há uma tendência de se criar temas ou criar temas para personagens tradicionais ou usar o desenho que a criança e gosta e fazer como tema da festa. Mas nada impede que se usem personagens clássicos, famosos ou da moda. Vários critérios podem ser utilizados na escolha. Às vezes, na decisão, o aniversariante escolhe e em outras, dependendo da idade ou da mãe, e essa quem manda e escolhe, coisas de mãe, coisas da vida, de quem sabe mais, de quem pode mais, de quem manda mais, de quem ouve mais; enfim, coisas de mãe. 

Em relação à criação do tema, se faz necessário uma mãe com talento, tempo e disponibilidade para pensar em todos os detalhes ao ponto de idealizar e concretizar seu projeto. É a mesma coisa que colocar uma escola de samba na avenida, só que em escala bem bem bem menor. Agora, se você quer, mas falta qualquer um dos itens acima, mas sobra dinheiro, o ideal é contratar um party designer para materializar seus desejos e encantos. Existem ótimos profissionais, mas nada impede que uma mãe talentosa e com bom gosto, pesquise e realize. 

Para a criação do tema são inúmeras as hipóteses. Mas para facilitar, primeiro tem haver com o fato do aniversariante ser menino ou menino; ou sendo um chá de fraldas ou de bebê, algo que tenha haver com a mãe ou com a decoração do quarto ou com o sexo do bebê; sendo um batizado, escolha algo angelical, o céu é infinito e Deus é mais. Ultimamente, tenho visto batizados tendo como figuras ovelhas, raposas, pipa, balão, nada contra, cada um decidi; porém sinceramente que tais símbolos em nada tem haver com o significado e os reais símbolos do batismo. Em segundo lugar, escolha algo que tenha haver com o mundo ou o momento de vocês, assim a fantasia ficará mais próxima da sua realidade; porém, nada a impede de escolher algo fantasioso e mágico. A questão é criar um tema que permita possibilidades. Por exemplo: flor, borboleta, transporte, soldadinho de chumbo, balão, praia, palhaço, ... é muita coisa. Basta criar algo que tenha haver com a família, com o homenageado(a). 

Já para a outra metade da laranja, que gosta do tradicional e não quer variar, gosta do que existe e não quer inovar, a festa fica mais fácil em matéria de idealização. Basta escolher o tema, decidir onde será feita a festa e seguir em frente. Porém, mesmo com o tradicional, as imagens dos personagens não podem ser mudadas, mas os acessórios sim, este é o diferencial, o acessório. Daí se dizer que uma festa jamais será igual a outra. Em relação ao que já existe, as crianças em termos de festas infantis tem desejado a materialização de desenhos famosos em canais de cartoon e vale e muito viajar nesta alegria. Lindas festas podem surgir.

Acho os dois tipos de temas ótimos, mas confesso, que estou seguindo a atualidade. É muito bom criar, inventar, imaginar, ... Na verdade, há ainda, uma outra tendência, escolher um personagem e criar um tema para ele. Este une a concepção moderna e a tradicional e facilita a procura de acessórios e permite dar asas à imaginação.

Na festa de aniversário de 1 ano da minha filha, segui a tendência e criei um tema, FLOR FELIZ, como a minha princesa erá e é delicada e estava sempre sorrindo e feliz, não pensei duas vezes. Deu trabalho achar tudo de acordo e fazer a composição, mas o resultado ficou ótimo e original e ainda fez sucesso. Aproveitei para encomendar enfeites e arranjos, que não perdessem a utilidade após o término da festa e, assim, continuam sendo utilizados decorando o quarto dela. Complementando, como ela ainda não pode escolher, mas pode dar uma dica, escolhi por ela.

Já para o aniversário de 3 anos, escolhi um personagem famoso e criei um tema. Como ela adora balões e existe no mercado, uma linha com bastante itens de decoração. Cheguei ao tema HELLO KITTY BALLOONS DREAMS. Desta vez, escolhi e não escolhi por ela. É uma personagem da minha infância e sempre dou alguma coisa da H.K., sendo assim, elas aos poucos foi gostando; foi uma discreta indução, coisas de mãe. Como ela gostou, juntei à paixão dela pelos balões. Portanto, acho que escolhemos juntas. Ao longo dos preparativos, cada enfeite ou imagem que ela vê é devidamente abençoado com seu beijinho e com o elogio "que bonito mamãe". Escolha mais certa, impossível! A festa ainda vai acontecer, o importante para mim é a aprovação dela e isto já aconteceu, o restante é bônus.

Tema de festa, de evento, é assim, você sente que está no caminho certo, no clima, a inspiração está no ar, e as ideias vão aos poucos surgindo, vai pensando, vai anotando, deixa a fantasia te levar. Uma coisa muito comum que aconteceu comigo neste momento de criação, é que aos poucos fui fazendo as montagens principais e ao longo do tempo, fui agregando mimos e encantos especiais. Já cheguei no momento da festa pronta.

O fato e certeza é que o tema escolhido nos faz viajar, criar, inventar, pensar, suspirar, fazer contas, quando parar? não sabemos! mas sabemos que uma hora, não tem mais o quê fazer. A FESTA ESTÁ PRONTA!

Do tema, temos os convites, os tags, os adesivos, os rótulos, as lembrancinhas, os centros de mesa, os balões, as toalhas, os pratos, os guardanapos, os talheres, os enfeites, os arranjos, as guloseimas e doces temáticos. As idealizadoras de seus projetos se veem divididas, isto é, seu mundo dividido em convites, acessórios e descartáveis e lá do outro lado: o aniversariante, os convidados, a família, o marido (às vezes) e a mãe, a autora do samba enredo e está chegando a hora do desfile começar.

FESTA é um universo imenso e nossa mente, o tempo, a vontade, a disponibilidade e o saldo bancário são os limites. Se for aniversário, tudo que comprar ou montar, vá mostrando para o aniversariante, a reação já mostra se o caminho está correto.

Portanto, sejamos felizes e ótima festa.


beijos, Roberta Dias e ótima festa!!!!

Gostou deste post? Curta! Compartilhe!
Siga-nos por e-mail, instagramgoogle+youtube e twitter
e fique por dentro das novidades!

Você gosta de festas personalizadas lindas, organizadas, práticas e inteligentes?
Conheça a Festa X DECOR.

Para Planejamento de eventos, decoração, assessoria; Locação de peças decorativas e Design:

e-mail para festaxdecor@gmail.com.




Comentários

POPULAR POST!