--- ESCOLA & FESTA ---

Escola & Festa... duas vertentes, duas festas, dois estilos bem diferentes. Aniversário chegando; despesas controladas, a mamãe pensa em comemorar somente na escola junto com outros aniversariantes; não há contenção de despesas, a mamãe pensa em comemorar fora e dentro da escola, com listas de convidados bem diferenciadas; há uma certa contenção de despesas e a mamãe pensa em comemorar fora da escola com os parentes, amigos e coleguinhas da escola.
 Três escolhas diferentes... Há um porém a ser levado em consideração. A idade do aniversariante. Quando a criança é bem pequena, por volta de 1 ano, fazer festa na creche, aparentemente pode parecer jogar dinheiro fora, afinal os pequenos não tem muita desenvoltura e os alimentos são limitados; algumas mães que optam por essa comemoração oferecem frutas aos pequenos, caso contrário, são os funcionários que se beneficiarão da comemoração; em tempo, nada tenho contra, claro que podem comer, mas a festinha é para quem? Prefiro uma comemoração fora da escola nesta idade. Até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança na maioria das vezes é amiguinha de todos na escola; acima desta idade, a criança já tem suas preferências e nem sempre gosta de todos na sala.
Levando-se em consideração os detalhes acima; a festa na escola permite que a criança comemore com todos, sejam coleguinhas ou não; a festa fora da escola, permite a seleção de colegas e nem todos receberão convite; neste momento, surge uma situação muito e super delicada, como fazer a criança entender que está sendo rejeitada... Pensando nisso e em virtude de vários constrangimentos criados no ambiente escolar, muitas escolas resolveram adotar o seguinte procedimento: se todos da turma estão sendo convidados, então o convite é distribuído em sala de aula; se nem todos receberão convite, então, estes serão distribuídos fora da escola. Excelente solução.
Porém, cabe a mamãe lembrar que criança não guarda segredo e não há como evitar que dentro da escola, a festa seja comentada; para esta mamãe (do aniversariante) deixo a dica de convidar todos os coleguinhas, pois, após a festa, não haverá ressentimentos; quanto à mamãe do coleguinha que não foi convidado resta a função de fazer a criança entender a rejeição; lembrando que não ser convidado para uma festa é uma realidade que acompanha a todos ao longo da vida; sou a favor da realidade e da verdade e sugiro informar à criança que essa não foi convidada porque o aniversariante não quis e ponto final. Vida que segue. Sou a favor de convidar todo mundo.
A festa na escola tem uma série de restrições e limitações, seja de alimentos, bebidas, diversões e a presença de familiares; quando individual, dizem que é cara, porque dura muito pouco tempo e os gastos não são divididos; sem contar que certas escolas, oferecem este tipo de serviço e cobram uma valor bem salgadinho; quando a festinha é em grupo, a comemoração é bem pequena, dura pouco, mas os gastos são divididos. O mais importante é que os aniversariantes comemoraram!
Quando a festa é fora da escola, com certeza o gasto é maior, independentemente de convidar ou não todos os colegas da turma, não há como limitar familiares por criança, inclusive considero falta de educação e infelizmente, temos que lidar com pessoas que se aproveitam deste tipo de falta de limitação. 
Conte sempre com a presença dos pais (pelo menos um deles irá), que você não conhece, mas tem que ser assim, os pequenos não andam sozinhos; mas tem gente que extrapola e leva babá e ou a sogra, sem necessidade; não tem muito o quê fazer... é ver, registrar e refletir para o futuro. Como mãe, já passei pelos dois tipos de situação, e ainda teve uma convidada que me pediu para levar a empregada e o filho desta, pois como o marido não iria, ela não queria ficar sozinha na festa; sem noção e muito, mas pelo menos foi educada e perguntou. Disse não e ela não foi. Vida que segue.

Disto tudo, o mais importante, o aniversariante ficou feliz com a comemoração?! E lembre-se que o lugar onde a criança passa mais tempo fora de casa é dentro da escola, portanto, é ideal e recomendado que seja um lugar de harmonia, de energia leve e sem broncas.
Vamos convidar todo mundo. Mais união!
Enfim, espero que goste da postagem. Siga o blog e fique por dentro das novidades. Caso queira fazer uma festa e mora no Rio de Janeiro, mas não quer se preocupar com nada, contrate a Festa X DECOR, planejamos seu evento nos mínimos detalhes.
beijos.
Roberta Dias



Comentários

POPULAR POST!